Adeli Sell
Você nasceu entre 1997 e 2010?

Já deve ter sido criticado preconceituosamente como jovem, não foi? Já foi discriminado, não foi? Isto é idadismo!
Pois vamos combater este idadismo. Você deve fazer um monte de bobagens, mas certamente não muito piores do que a minha geração que nascemos bem antes fez. Eu nasci em 1953, no ano da morte de Stálin.
Você está vivendo a “modernidade líquida”, este mundo marcado por relações sociais e econômicas frágeis e voláteis.
Eu não, sou fruto da vitória contra os horrores da II Guerra, contra o nazi-fascismo. Eu peguei os tempos e os anos rebeldes. Vi nascer a minissaia, a pílula, o uso das drogas, em especial a maconha. Ouvir falar dos tempos de “sexo, drogas e rock and roll”?
Eu pude lutar e lutei contra uma ditadura, ajudei a reconquistar a democracia!
E você?
Nasceu com o fim da inflação. Seus pais – caso morarem em Porto Alegre – devem ter participado do Fórum Social Mundial. Devem ter se misturado aos milhares que vieram de todos os lados e admiraram Porto Alegre. Não esta Porto Alegre triste e suja.
Mas o que lhe contaram sobre nossa História? Veio ao mundo sem a nossa inflação de três dígitos, repito, e isso faz muita diferença. Afinal, já lhe disseram numa aula o que é inflação?
Quando a mídia vem a público falar do preço do ovo, cuidado, em nosso tempo a gente iria jogar ovos nas portas das TVs.
Os americanos estão em crise. Não tem ovos, mas tem dólares para importar os nossos. A vida anda assim. Ah, a carne está mais cara para o “churras”, pois bem os chineses mandaram comprar o que desse para comprar de nós.
Mentem para vocês, sonegam verdades. Logo, você é tido como um sujeito que não quer saber de nada, nem trabalhar, nem estudar, não é?
Mas quem na geração Z pode se dar ao luxo de não trabalhar?
Vou numa rede de supermercados local e vejo 90% de caras muito jovens, de sua geração, dando duro.
Vou a lojas de shoppings e em bares e pubs e vejo jovens dando duro.
Vejo também milhares de jovens enlouquecidamente fazendo algum curso na Internet.
Ah, você só sabe comprar pela Internet? Nunca foi comprar nada no Mercado Público Central de Porto Alegre. Bem, acho que, neste caso, você perde uma boa oportunidade de vida, de estar em um lugar onde todos podem ir, todo mundo ali vai entender seu jeito de ser.
Creio que alguns de vocês não estão muito a fim de pegar “busão”, ralar o dia todo, para ganhar um Salário Mínimo.
Mas se a família for pobre você não tem alternativa.
Sua geração está zarpando, indo morar na Austrália, quando consegue juntar os “pilas”.
São 50 mil milleniuns e de sua geração Z por lá. Mas aqui restam milhões.
Logo, este papo contra sua geração é típica da limitação dos seres humanos, que são preconceituosos. Isto se chama “idadismo”: preconceito e discriminação por causa de sua idade, no caso sua juventude. O idadismo – pode se preparar – é mais forte ainda contra a pessoa idosa. Pense nisto.
Adeli Sell é professor, escritor e bacharel em Direito.